• Imagen
  • Imagen
  • Imagen
DONATIVOS PARA O COMPANHEIRO: 0035 0697 0054 8291 9301 4
A sua ajuda é fundamental para que possamos continuar a ajudar...

PEP – Explora o Futuro

 

Equipa técnica: Vera Rodrigues e Ana Rita Rodrigues

 

Email: pep@companheiro.org

 

As Práticas Educativas Parentais visam a habilitação dos pais na sua função parental, centrando-se na identificação e sistematização de estratégias psicossociais que: promovam as relações intrafamiliares; atualizem e ativem os comportamentos parentais suscetíveis de estimular o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças; encorajem os pais na sua função parental, para diversificarem, enriquecerem, experimentarem e avaliarem as suas práticas educativas.

img

Intrínseco às práticas educativas parentais, encontra-se a necessidade de melhor capacitar os pais nas suas funções educativas, promovendo o seu envolvimento no processo de escolarização dos filhos.

 

 

 

 

Neste âmbito, e com vista a uma abordagem (re)educativa, foi criado o Serviço de Orientação Vocacional e Métodos de Estudo, cujas respostas de intervenção passamos a descrever em seguida:

 

O Apoio Psicopedagógico, direcionado para crianças e adolescentes e para crianças e adolescentes com Necessidades Educativas Especiais, tem como objetivo o apoio individualizado e especializado ao ritmo e de acordo com as necessidades de cada criança e jovem. Neste sentido, após uma avaliação e diagnóstico da problemática, a intervenção incide nas seguintes áreas: dificuldades de aprendizagem; insucesso escolar; hábitos e métodos de estudo; perturbações da linguagem; perturbações emocionais; perturbações do comportamento; défice de competências pessoais e sociais.

 

A Orientação Escolar e Vocacional que, sendo um processo educativo, tem como finalidade ajudar os jovens que se encontrem no 9º ano do ensino básico ou no 12º ano do ensino secundário, no processo de tomada de decisão quanto ao seu percurso escolar e profissional, permitindo o melhor conhecimento de si. Este serviço possibilita ao jovem conhecer e compreender, entre outros aspetos, os seus valores, capacidades, interesses, metas e objetivos de vida, bem como as alternativas que o ensino e o mercado de trabalho oferecem.

 

Clube de Leitura – cujo objetivo é promover hábitos e rotinas para a leitura.

 

 

O COMPANHEIRO © 2014 geral@companheiro.org